Análise da viabilidade da observação de aves como ferramenta para educação ambiental e ecoturismo no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, São Paulo.

Autores

  • Carolline Zatta Fieker Universidade Federal de São Carlos
  • Matheus Gonçalves Reis Universidade Federal de São Carlos
  • Olivia Tavares Dias Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Danilo Janczur Tomaz Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i17.26024

Palavras-chave:

birdwatching, ambientes costeiros, Cananéia.

Resumo

Inúmeras estratégias são utilizadas visando mitigar as ameaças à biodiversidade. A criação de unidades de conservação para preservação ambiental deveria ser concomitante à implantação destas estratégias, assim como em localidades onde o meio urbano encontra-se próximo a áreas de alta relevância ecológica. O presente trabalho coletou dados ecológicos sobre a avifauna da região de Cananéia, São Paulo, inserida no contexto dos ambientes costeiros estuarinos. Objetivamos oferecer análises sobre a observação de aves, as quais possam subsidiar a elaboração de planos de visitação em dois âmbitos: educação ambiental regional e ecoturismo como fonte de renda alternativa. Um total de 129 aves amostradas em uma semana de inverno, em diferentes ambientes, indica alta atratividade regional para observadores de aves. Cinco ambientes contribuíram com diversidade de maneiras distintas. Tais diferenças são evidenciadas tanto no tempo gasto para obtenção de listas de espécies, quanto nas singularidades das comunidades. Ambientes urbanos podem ser bem aproveitados em vista da facilidade espaço-temporal de registro de espécies, além da riqueza considerável, enquanto ambientes marinhos são mais atrativos devido às diferenças na comunidade observada. A restinga possui elementos presentes em outros ambientes, o que permite tempos curtos de permanência, ao passo que floresta e mangue, por exemplo, exigiriam maior investimento durante visitas. O contexto regional pode ser considerado ideal para ambas as atividades, reservando a cada uma considerações específicas quanto ao aproveitamento de determinados elementos ecológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolline Zatta Fieker, Universidade Federal de São Carlos

Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - Laboratório de Ecologia de Aves Neotropicais

Matheus Gonçalves Reis, Universidade Federal de São Carlos

Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - Laboratório de Ecologia de Aves Neotropicais

Olivia Tavares Dias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Danilo Janczur Tomaz, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

FIEKER, Carolline Zatta; REIS, Matheus Gonçalves; DIAS, Olivia Tavares; TOMAZ, Danilo Janczur. Análise da viabilidade da observação de aves como ferramenta para educação ambiental e ecoturismo no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, São Paulo. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 17, p. 01–19 pág., 2012. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i17.26024. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26024. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos