ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS INTER-ESCALARES DE ZONEAMENTOS AMBIENTAIS A BACIAS HIDROGRÁFICAS AGRÁRIAS DO SUDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Vitor Vieira Vasconcelos Assembléia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto
  • Renato Moreira Hadad Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Paulo Pereira Martins Junior Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i17.26023

Palavras-chave:

Zoneamento Ambiental, Bacia Hidrográfica, Frente Agrícola, Recursos Naturais, Região Sudeste, Planejamento Territorial

Resumo

O Zoneamentos Ambientais de frentes agrícolas brasileiras tem enfocado principalmente estudos de macro-escala sobre as frentes pioneiras sobre as áreas nativas do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Contudo, vários problemas de ordenamento territorial e gestão de recursos naturais têm ocorrido em frentes agrícolas do sudeste brasileiro, apresentando particularidades sistêmicas de funcionamento. O presente artigo pretende investigar como o Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE -, principal instrumento de planejamento territorial brasileiro, pode adaptar sua metodologia para estudar fidedignamente as bacias hidrográficas agrárias do Sudeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Vieira Vasconcelos, Assembléia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Geologia, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Geografia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática Industrial. Consultor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Renato Moreira Hadad, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial, na PUC-Minas. Pró-Reitor do campus Barreiro da PUC-Minas. Doutor em Ciência da Computação. Área de atuação: modelagem de sistemas ambientais e sensoriamento remoto.

Paulo Pereira Martins Junior, Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais

Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisador do Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC-MG). Doutor em Geologia. Área de atuação: ciências ambientais, recursos hídricos e epistemologia.

Downloads

Publicado

2012-03-07

Como Citar

VASCONCELOS, Vitor Vieira; HADAD, Renato Moreira; MARTINS JUNIOR, Paulo Pereira. ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS INTER-ESCALARES DE ZONEAMENTOS AMBIENTAIS A BACIAS HIDROGRÁFICAS AGRÁRIAS DO SUDESTE BRASILEIRO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 17, p. 01–25 pág., 2012. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i17.26023. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26023. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos