ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA DINÂMICA DO ESPAÇO URBANO EM CONSEQUÊNCIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS – MS - BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i16.26022Palavras-chave:
Três Lagoas. Espaço - temporal, Espaço urbanoResumo
O objetivo principal do trabalho é demonstrar e mapear a expansão do espaço urbano em decorrência da implantação de indústrias no município de Três Lagoas – MS. A metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica sobre a reprodução do espaço urbano, levantamento e análise de dados obtidos junto ao IBGE. Os procedimentos operacionais consistiu na elaboração de mapas de Uso do Solo a partir da imagem de satélite LANDSAT 5 TM (Land Remote Sensing Satellite), órbita 223 e ponto 74, bandas 3, 4 e 5 dos anos de 1990, 2000 e 2010. Utilizou-se do software SPRING® 5.0. (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e das etapas técnicas propostas pelo INPE para elaboração de mapas de uso do solo por meio de verossimilhança de pixel. Com o cruzamento do levantamento dos dados e a elaboração dos mapas de uso do solo de 1990, 2000 e 2010, pode-se constar-se a expansão urbana com a implantação das indústrias.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.