ELABORAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA E LEVANTAMENTO GEOAMBIENTAL, COMO SUBSÍDIOS PARA CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE ARAGOMINAS, NORTE DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i16.26019Palavras-chave:
Unidade de Conservação, Unidades Geoambientais, Aragominas, APA Pé do MorroResumo
A grande problemática relativa à degradação ambiental provém da falta de práticas conservacionistas e políticas ambientais comprometidas com a realidade local. A presença de recursos ambientais e a necessidade de proteger os ecossistemas locais do impacto das atividades humanas culminaram na proposta de criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no município de Aragominas, norte do estado do Tocantins. Foi realizada uma caracterização das unidades geoambientais e elaboração das bases cartográficas. Para tal, foi necessária a compreensão do ambiente físico através das relações que se estabelecem entre seus elementos, como: o relevo, geologia, solo, vegetação, em associação com as atividades humanas. A criação da APA Pé do Morro permitirá a conservação de uma porção significativa da biodiversidade local. A fim de, melhorar a qualidade de vida das populações residentes através da orientação e disciplina das atividades econômicas locais e preservação da cultura e tradição da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.