ANALISE DO MICROCLIMA EM CUIABÁ-MT: UM ESTUDO DE CASO NOS BAIRROS DUQUE DE CAXIAS E DOS BANDEIRANTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i16.26018Palavras-chave:
Microclima, urbanização, CuiabáResumo
Os efeitos da urbanização no ambiente se intensificaram após a Revolução Industrial, comprometendo a qualidade ambiental e de vida humana. Isto pode ser comprovado através das pesquisas realizadas que têm demonstrado que a urbanização afeta o clima em escala micro e meso. Assim o objetivo foi comparar os dados climatológicos coletados nos bairros Duque de Caxias e dos Bandeirantes, localizados em Cuiabá – MT. Para isso, foi instalado uma estação climatológica em cada bairro, nas quais utilizou-se as seguintes variáveis: temperatura média do ar, umidade relativa média do ar, precipitação total diária e direção do vento, para colaborar no estudo foi analisada a circulação regional fornecida por imagens de satélites e cartas sinóticas fornecidas pelo INPE. Sendo que os dados foram referentes a uma semana no mês de janeiro de 2007 e uma semana no mês de julho de 2007. Ao analisar os dados observou-se que a estação Duque de Caxias encontra-se instalada numa área pouco urbanizada e próxima a áreas verdes. Já a dos Bandeirantes está localizada num bairro próximo ao centro principal da cidade. Desta forma, esta apresentou maiores taxas de temperatura do ar e menor de umidade relativa, tanto na estação chuvosa como na seca. Na estação chuvosa a diferença foi de: temperatura do ar: 0,6ºC; umidade relativa do ar: 3,4%; já na estação seca: temperatura do ar: 0,7ºC; umidade relativa do ar: 5,3%. Dessa forma, percebe-se a importância de áreas verdes para o microclima, e sociedade e governo possuem papel importante na manutenção do meio ambiente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.