ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DOS PROPRIETÁRIOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO CARIRI - PB
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i14.25999Palavras-chave:
semiárido, caatinga, produção agropecuáriaResumo
Com o objetivo de levantar informações junto aos proprietários rurais do município de São João do Cariri - PB sobre os aspectos sociais como situação escolar, fonte de renda familiar, recursos econômicos e abastecimento de água, bem como aspectos econômicos como produção agropecuária aplicou-se questionários aos proprietários rurais localizados em São João do Cariri - PB. Foram aplicados 357 questionários aos proprietários de 60 propriedades rurais de São João do Cariri, seguindo a nomenclatura da Secretaria de Saúde do município, através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Foram plotados as coordenadas geográficas (latitude e longitude) de cada propriedade rural onde foi aplicado o questionário para a confecção do mapa cartográfico. A atividade socioeconômica da maioria da população da zona rural é a agrícola com produção de culturas tradicionais como milho e feijão para consumo familiar. A produção pecuária é reduzida, com predomínio de rebanhos bovino, ovino e caprino sem padrão de raça definida. O cultivo de plantas forrageiras da caatinga como lavoura xerófila regular, em áreas de déficit hídrico, pode ser a opção mais vantajosa para a agricultura do semiárido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ARAUJO, Kallianna Dantas; DANTAS, Renilson Targino; ANDRADE, Albericio Pereira de; PARENTE, Henrique Nunes; VICENTE DE BARROS, Maria José. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DOS PROPRIETÁRIOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO CARIRI - PB. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 14, p. 01–22 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i14.25999. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25999. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.