O PARQUE AMBIENTAL “SALTO DA PEDREIRA” NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL-PR: UMA ALTERNATIVA PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i13.25992Palavras-chave:
Educação Ambiental, Áreas Degradadas, Parque Ambiental, Rio AzulResumo
O presente trabalho buscou realizar uma análise geográfica a respeito da criação do Parque Ambiental “Salto da Pedreira”, localizado no município de Rio Azul-PR. Para tanto, foram investigados investigou os antecedentes históricos da área de estudo, que demonstraram uma ocupação desorganizada e voltada à exploração dos recursos naturais disponíveis, desprovida de qualquer tipo de planejamento, seja político ou ambiental. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, amparou-se na busca de material escrito que pudesse comprovar os diversos tipos de tentativas de uso da área. Em complementação a este material, foram realizadas várias investigações de campo, buscando obter subsídios empíricos que comprovassem as formas de uso anteriores à criação do parque. A revisão bibliográfica, centrada em aspectos de planejamento e gestão ambiental, foi realizada e propiciou condições de análise pertinente ao tema. Através de relatos de moradores da região e da observação “in loco” foi possível concluir que a criação do parque ambiental propiciou uma melhora das condições paisagísticas do local, sobretudo com relação à poluição visual. Entretanto, apesar da melhora nas condições ambientais, ainda é cedo para concluir que tal iniciativa foi totalmente eficaz na recuperação de uma área degradada, principalmente porque os atributos da natureza (solo, água, vegetação) não possuem capacidade de recuperação imediataDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ANDRADE, Aparecido Ribeiro; PRIMON, Rodrigo Carlos; SILVA, Eli José Cabral; NABOZNY, Almir. O PARQUE AMBIENTAL “SALTO DA PEDREIRA” NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL-PR: UMA ALTERNATIVA PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 13, p. 01–19 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i13.25992. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25992. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.