LIBERAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMI-ÁRIDO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i12.25982Palavras-chave:
atividade microbiana, temperatura, manejo do soloResumo
Objetivou-se com este experimento avaliar a liberação de CO2 em área de caatinga no semiárido da Paraíba. O experimento foi conduzido na Estação Experimental Bacia Escola, UFPB, município de São João do Cariri, PB. Realizaram-se duas coletas (agosto/2007 e março/2008) nos períodos diurno (5:00 às 17:00 h) e noturno (17:00 às 05:00 h) em doze pontos de determinação. Foram distribuídos 24 recipientes de vidro contendo 10 mL de KOH a 0,5 N para absorver o CO2 liberado. Esses conjuntos foram cobertos com cilindros com capacidade para 22 L. A atividade microbiana estimada pela produção de CO2 foi maior no período noturno, quando comparado com o período diurno, sendo favorecida pela umidade e temperatura do solo; Houve variação nas quantidades de CO2 liberados entre os diferentes pontos de determinação e entre as épocas avaliadas decorrentes das variações climáticas, estas exercendo maior efeito sobre essa flutuação; Os valores mais elevados de precipitação e temperatura do solo, observados em março de 2008 foram os parâmetros que mais estimularam o desenvolvimento microbiano resultando em maior desprendimento de CO2 do solo quando comparado com agosto de 2007; O método de avaliação com medições da atividade respiratória no campo mostrou-se eficiente, simples, de baixo custo e apresenta sensibilidade por considerar as condições naturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ARAUJO, Kallianna Dantas; PARENTE, Henrique Nunes; CORREIA, Karina Guedes; DANTAS, Renilson Targino; ANDRADE, Alberício Pereira de; PAZERA JR, Eduardo. LIBERAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMI-ÁRIDO DA PARAÍBA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 12, p. 01–12 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i12.25982. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25982. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.