MAPEAMENTO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CORREGO DA ONÇA EM JATAÍ (GO), UTILIZANDO TECNICAS DE GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i11.25976Palavras-chave:
Fragilidade ambiental, declividade, cobertura vegetal, uso do solo.Resumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar e avaliar a fragilidade ambiental da área da bacia hidrográfica do córrego da Onça, situada no município de Jataí (GO). Para isto, utilizou-se o método proposto por Ross (1994), baseado em classes de declive. Para aplicação do método, utilizou-se como indicadores da fragilidade ambiental, os fatores declividade, erodibilidade, erosividade e uso e ocupação das terras. Do cruzamento dos fatores declividade, erodibilidade e erosividade gerou-se o mapa de fragilidade potencial. Do cruzamento do mapa de fragilidade potencial com o fator uso da terra foi gerado o mapa de fragilidade emergente. De acordo com os resultados, a área de estudo, quanto aos índices de fragilidade ambiental, foi classificada como Muito Fraca (1), para o ano de 1975 e Fraca (2) para o ano de 2006. As diferenças verificadas entre os índices de fragilidade ambiental para os períodos distintos devem-se às mudanças ocorridas no uso e manejo da terra, pelo avanço nas fronteiras agrícolas e pelas variações no índice de precipitação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, Iza Carla Oliveira; CABRAL, João Batista Pereira; SCOPEL, Iraci. MAPEAMENTO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CORREGO DA ONÇA EM JATAÍ (GO), UTILIZANDO TECNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 11, p. 01–30 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i11.25976. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25976. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.