IMPACTOS AMBIENTAIS DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS – ESTUDO DE CASO FAZENDA JAGUATIRICA – LARANJEIRAS DO SUL - PR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i11.25974Palavras-chave:
Impactos ambientais, atividades agropecuárias, medidas mitigadoras.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos ambientais decorrentes da atividade agropecuária, tomando por base uma propriedade rural diversificada no município de Laranjeiras do Sul – PR, denominada Fazenda Jaguatirica. Foram avaliadas as atividades existentes na propriedade e suas devidas participações dentro dos impactos ambientais existentes. Os impactos foram avaliados quanto a sua natureza, causa, duração, importância, possibilidade de reversão e compensação e ainda a adoção de medidas mitigadoras. Observouse ainda, que a atividade agropecuária traz além de alguns danos para o meio físico e biológico, a geração de emprego, renda e infra-estrutura para o desenvolvimento das atividades. Foi observado que os efeitos impactantes no solo têm maior ocorrência dentro das atividades da fazenda, onde existem áreas em processo erosivo avançado, o que ocasionou, ou ocasionará assoreamento dos cursos d´água, eutrofização dos rios e morte das nascentes. Medidas mitigadoras estão sendo implantadas, dentre elas, destacamos a reposição da mata ciliar e de proteção das nascentes, reforma das pastagens e plantio de árvores nas áreas de maior declividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DULNIK, Márcio Renato; JUNIOR, Osmar Cardoso; ROTTA, Mariza; BECEGATO, Valter; MACHADO, William C. Polônio; ONOFRE, Sideney Becker. IMPACTOS AMBIENTAIS DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS – ESTUDO DE CASO FAZENDA JAGUATIRICA – LARANJEIRAS DO SUL - PR. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 11, p. 01–21 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i11.25974. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25974. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.