CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO MEIO RURAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i11.25973Palavras-chave:
água, qualidade microbiológica, meio rural, qualidade de vidaResumo
Fonte de vida e de riqueza, a água torna-se causa de preocupação a nossa sociedade, principalmente nos meios rurais pela falta de assistência técnica, saneamento e conhecimento. Quase invariavelmente, o melhor método de assegurar água adequada para consumo consiste em formas de proteção, evitando-se contaminações de dejetos animais e humanos, os quais podem conter grande variedade de bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Nesse sentido esse trabalho teve com objetivo, analisar e caracterizar a qualidade microbiológica da água de nove propriedades rurais, localizadas na Região Sudoeste do Paraná. Para se alcançar esses objetivos, foi aplicada um questionário, contendo nove questões abertas e fechadas, buscando caracterizar a propriedade e a qualidade da água utilizada na mesma. A técnica para análises das amostras de água foi o colilert – meio cromogênico. As avaliações realizadas mostraram uma diversidade nas suas características e também pode-se verificar que em 88 % das águas de propriedades rurais estão contaminadas por coliformes totais e que 75 % delas estão contaminadas por coliformes de origem fecal. Apenas 12% das amostras de água estão em ótimas condições microbiológicas e apropriadas para o consumo humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CAMPOS, Ademir de; GIARETTA, Nanci Leonardi; ROTTA, Mariza; BECEGATO, Valter; MACHADO, William C. Polônio; ONOFRE, Sideney Becker. CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO MEIO RURAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 11, p. 01–15 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i11.25973. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25973. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.