NÍVEIS DE METAIS PESADOS PRESENTES NO CHORUME PRODUZIDO EM ATERROS SANITÁRIOS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i11.25968Palavras-chave:
Metais Pesados, Aterros Sanitários, Lixo.Resumo
Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos resíduos sólidos urbanos tem se tornado um dos maiores desafios, pois, com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços que, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, quando coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo a avaliação dos níveis de cádmio, chumbo, cobre, cromo, manganês, mercúrio e zinco, no chorume gerado nos aterros sanitários das cidades de Francisco Beltrão e de Nova Esperança do Sudoeste, Paraná. As amostras do líquido foram coletadas nos tanques de captação dos drenos e na última lagoa de tratamento do chorume. As amostras foram analisadas por EAA - Espectrofotometria de Absorção Atômica de acordo com o método do LACTEC. Os resultados mostraram que os valores médios de cádmio, cromo, cobre, manganês e mercúrio encontram-se dentro dos limites máximos permitidos, no entanto os valores médios de chumbo e zinco apresentam-se acima dos limites especificados pela Resolução no. 357/2005 do CONAMA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CORT, Elisabete Paula Dalla; ALBERTI, Vanessa; ROTTA, Mariza; BECEGATO, Valter; MACHADO, William C. Polônio; ONOFRE, Sideney Becker. NÍVEIS DE METAIS PESADOS PRESENTES NO CHORUME PRODUZIDO EM ATERROS SANITÁRIOS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 11, p. 01–14 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i11.25968. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25968. Acesso em: 3 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.