CONSEQUÊNCIAS DOS INCÊNDIOS ACONTECIDOS NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i10.25959Palavras-chave:
Incêndios, clima, doenças respiratóriasResumo
Com o objetivo de analisar e identificar os locais com maiores focos de incêndios acontecidos na cidade de Cuiabá, MT , no período de 01/06/2007 até 31/10/2007 e relacioná-los com os dados climatológicos das temperaturas médias, e umidades relativas, juntamente com número de casos clínicos, doenças respiratórias em abordagem sistêmica. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em 7 (Sete) etapas distintas. As finalizações do mapa com a identificações dos focos de incêndios notificados e, possivelmente, alguns ajustes gerados no programa Surfer, versão 8, da Golden Software Inc. Devemos ressaltar que o mês de setembro de 2007 foi, de fato, critico para a sociedade cuiabana, que teve de suportar uma qualidade INADEQUADA do ar, precipitação com característica de chuva ácida no dia 19/09, em que o pH registrado foi de 4,2, temperaturas elevadas acima da média anual, baixa umidade relativa do ar, um alto número de incêndios em terrenos baldios ou calçadas, tendo sido aplicadas 196 multas com valores que oscilaram de R$ 618.80 até R$ 15.972.20, sendo que as mesmas foram lavradas de acordo com os incêndios ou dano ambiental. Conclui-se que os casos clínicos de doenças respiratórias, 316 registros, durante o período analisado, foram as de Pneumonia, Gripe, Síndrome do Desconforto Adulto, e Amigdalite, as quais afetaram crianças, adultos e idosos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOUSA, Romário Rosa de; NASCIMENTO, José Abel do Nascimento Abel do; TOPANOTTI, Doroty Queiroz. CONSEQUÊNCIAS DOS INCÊNDIOS ACONTECIDOS NA CIDADE DE CUIABÁ, MT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 10, p. 01–27 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i10.25959. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25959. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.