ATRIBUTOS QUALI-QUANTITATIVOS GEO-AMBIENTAIS DA REGIÃO DO CAMPO DOS PADRES (ALTO CANOAS) – SC OBTIDOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i8.25932Palavras-chave:
Bacia Hidrográfica, Rio Canoas, Campo dos Padres, Sensoriamento RemotoResumo
A Bacia Hidrográfica do Rio Canoas abrange 28 municípios de Santa Catarina, sendo a maior bacia hidrográfica do Estado e com maior potencial hidrelétrico. No alto desta bacia encontram-se o chamado Campo dos Padres, uma região de especial interesse ambiental dado sua beleza natural e preservação. Este local resguarda as nascentes do Rio Canoas e vizinha com o alto das bacias dos Rios Itajaí e Tubarão. Este trabalho teve por objetivo delimitar esta região e obter dados quali quantitativos com intuito de subsidiar o Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), nas diligências para criação de um Parque Nacional, ou Área de Preservação Permanente. Foram utilizadas Cartas Topográficas oficiais e imagem CCD/CBERS, bandas 2, 3 e 4. Delimitou-se o perímetro de 495Km de extensão, abrangendo uma área de 416Km², tendo como base as curvas de nível de altitudes de 1200m e 800m das cartas Bom Retiro, Aiurê, Anitápolis e Águas Brancas. Com técnicas de Sensoriamento Remoto, a vegetação foi classificada em campo sujo, campo limpo e floresta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DEBASTIANI, Paulo Henrique; RAFAELI NETO, Sílvio Luís; BECEGATO, Valter Antonio. ATRIBUTOS QUALI-QUANTITATIVOS GEO-AMBIENTAIS DA REGIÃO DO CAMPO DOS PADRES (ALTO CANOAS) – SC OBTIDOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 8, p. 01–09 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i8.25932. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25932. Acesso em: 3 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.