CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE REDE URBANA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i8.25927Palavras-chave:
rede, estrutura, hierarquia urbanaResumo
Os estudos sobre redes urbanas têm se constituído em uma importante tradição no âmbito da Geografia devido à consciência do significado que o processo de urbanização passou a ter, sobretudo a partir do século XIX, ao refletir e condicionar mudanças cruciais na sociedade. No bojo do processo de urbanização, a rede urbana passou a ser o meio a partir do qual, produção, circulação e consumo se realizam efetivamente. Através da rede urbana e a crescente rede de comunicações a ela vinculada, distantes regiões puderam ser articuladas, estabelecendo-se uma economia mundial. Sendo assim, o objetivo desse trabalho consiste em realizar um resgate teórico acerca da temática rede urbana de forma a permitir um diálogo entre os diversos pensadores que trabalham este tema, tão complexo no âmbito geográfico. Metodologicamente, realizou-se um levantamento bibliográfico contemplando as abordagens de vários geógrafos sobre as estruturas da rede urbana, destacando-se principalmente as contribuições teóricas dos principais pensadores Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RODRIGUES, Maria José; SILVA, Francine Borges. CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE REDE URBANA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 8, p. 01–18 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i8.25927. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25927. Acesso em: 3 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.