ANÁLISE AMBIENTAL DO USO E VULNERABILIDADE DO SOLO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Autores

  • Olívia Aparecida Rodolfo Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Manoael Marques Maciel Observatório Nacional-ON
  • João Batista Pereira Cabral Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25922

Palavras-chave:

SIG, uso do solo, perdas de solo

Resumo

Grande atenção tem sido dada ao uso e a necessidade de planejamento ambiental integrando a estimativa de desempenho (aptidão), manejo e sua relação com o potencial de erosão para o desenvolvimento de um manejo sustentável. O presente estudo objetivou a aplicação da Equação Universal de Perdas de Solos (USLE), em ambiente de sistemas de informações geográficas e sua comparação com aptidão agrícola. Foi avaliado para cada unidade de mapeamento os índices de estimativa de perdas de solos (A) para diversos fatores CPgenéricos e EPmédios versus a indicação sugerida pela FAO/Brasileiro. Observou-se que os índices de estimativa da erosão potencial restringiram mais a utilização da terra para agricultura do que pela aptidão agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

Downloads

Como Citar

FIGUEIREDO, Olívia Aparecida Rodolfo; BECEGATO, Valter Antonio; MACIEL, Manoael Marques; CABRAL, João Batista Pereira. ANÁLISE AMBIENTAL DO USO E VULNERABILIDADE DO SOLO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–17 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25922. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25922. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos