DESCARTE DE LIXO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DA MATA DO PAU FERRO, AREIA - PB

Autores

  • Marivaldo Cavalcante da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Eduardo Rodrigues Viana de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • José Eustáquio Rangel de Queiroz Universidade Federal de Campina Grande
  • Kallianna Dantas Araujo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i6.25908

Palavras-chave:

Mata Atlântica, Descarte de lixo, Preservação Ambiental, Degradação Ambiental

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em um remanescente de Mata Atlântica na Mesorregião do Agreste Paraibano, no município de Areia – PB. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento sobre o destino do lixo por parte dos moradores do interior e periferia da Reserva Ecológica Estadual da Mata do Pau Ferro. Os dados obtidos permitem concluir que a reserva apresenta alguns contrastes no que se refere à preservação e intervenção humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Quantificação em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, geografia, sensoriamento remoto, cartografia e erosão.

José Eustáquio Rangel de Queiroz, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001), com ênfase em Interação Homem Máquina. Atuou durante 15 anos como Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na área de Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens Multiespectrais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Seus interesses de pesquisa estão atualmente direcionados para os seguintes temas: (i) interação homem-máquina, com ênfase na investigação de métodos para a avaliação da usabilidade de dispositivos móveis; e (ii) processamento digital de imagens, com ênfase em cartoonização e caricaturização digital.

Downloads

Como Citar

SILVA, Marivaldo Cavalcante da; LIMA, Eduardo Rodrigues Viana de; QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de; ARAUJO, Kallianna Dantas. DESCARTE DE LIXO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DA MATA DO PAU FERRO, AREIA - PB. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 6, p. 01–09 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i6.25908. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25908. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos