ESTUDO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA 2ª FASE E ENSINO MÉDIO EM JATAÍ-GO

Autores

  • Sebastião Alves da Silva Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
  • Eliezita Laura de Sousa Oliveira Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i5.25907

Palavras-chave:

formação continuada, Ensino fundamental da 2ª fase, Jataí

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o processo da formação continuada dos profissionais da educação em escolas públicas estaduais do ensino fundamental da 2ª fase e ensino médio em Jataí-GO, tendo como objetivos específicos: Investigar o grau de qualificação; Identificar os critérios e incentivos que as escolas deram na liberação dos professores para se qualificarem; Verificar se os professores conhecem a legislação vigente na educação, documentos internos da escola (Regimento e Projeto Político Pedagógico) que garantem o direito à formação, em serviço do profissional. A metodologia empregada foi a da amostragem sistemática, aplicando-se um questionário a 81 professores em seis escolas públicas estaduais do ensino fundamental da 2ª fase e ensino médio na cidade de Jataí. Como resultado, constatou-se que nas seis escolas, 78 dos professores são graduados e 46 docentes possuem especialização, sendo que 59 professores não foram afastados do serviço durante a realização dos cursos, 34 docentes efetuaram de 3 a 4 cursos, oferecidos pelas instituições de ensino; no período dos cursos, 48 docentes relataram que são incentivados a realizar cursos para se qualificarem; foi verificado que 15 professores entrevistados não conhecem o Regimento Interno da escola e 64 disseram que o documento está sendo cumprido pelas unidades escolares; 16 docentes relataram que desconhecem o Projeto Político Pedagógico. A formação continuada dos docentes é de suma importância para que os alunos da rede do ensino fundamental e médio tenham uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SILVA, Sebastião Alves da; OLIVEIRA, Eliezita Laura de Sousa. ESTUDO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA 2ª FASE E ENSINO MÉDIO EM JATAÍ-GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 5, p. 01–21 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i5.25907. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25907. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos