INTENSIDADE PLUVIOMÉTRICA E VULNERABILIDADE À EROSÃO DO SOLO NA ÁREA DE DRENAGEM DO RESERVATÓRIO DE CACHOEIRA DOURADA-GO/MG

Autores

  • João Batista Pereira Cabral Fundação Educacional de Jataí
  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Iraci Scopel Universidade Federal do Goiás
  • Leandson Roberto F. de Lucena Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i4.25870

Palavras-chave:

pluviosidade total, intensidade pluviométrica, erosão do solo

Resumo

Analisou-se a vulnerabilidade à erosão do solo na bacia de drenagem do reservatório(UHE) de Cachoeira Dourada – GO/MG, levando em consideração características física da chuva como a pluviosidade total e a distribuição sazonal, as quais determinam a intensidade pluviométrica para o período chuvoso. Os trinta anos da série histórica de dados pluviométricos, mostram que há uma diminuição na média das precipitações quando estudadas por decênio, ou seja, entre 1973-1982 (1.522 mm); 1983-1992 (1.477 mm) e 1993-2002 (1.342 mm), sendo que a média anual da área no período de trinta anos foi de 1437 mm. Como em toda região dos Cerrados, existe uma distribuição sazonal das chuvas, caracterizada por dois períodos distintos: o chuvoso que concentra 94,5% do total das precipitações e o período seco que responde por apenas 5,5%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Pereira Cabral, Fundação Educacional de Jataí

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras Imaculada Conceição (1994), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Editor Chefe da revista científica Geoambiente On-line, pesquisador na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Assoreamento de Reservatórios, Análise de Bacias Hidrográficas, Impactos Ambientais e desenvolvimento de recursos e materiais didáticos na área de Geociências.

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

Downloads

Como Citar

CABRAL, João Batista Pereira; BECEGATO, Valter Antonio; SCOPEL, Iraci; LUCENA, Leandson Roberto F. de. INTENSIDADE PLUVIOMÉTRICA E VULNERABILIDADE À EROSÃO DO SOLO NA ÁREA DE DRENAGEM DO RESERVATÓRIO DE CACHOEIRA DOURADA-GO/MG. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 4, p. 01–11 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i4.25870. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25870. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos