REFLEXÕES SOBRE LIXO, CIDADANIA E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i2.25863Palavras-chave:
Reciclagem, meio-ambiente, cidadaniaResumo
A enorme quantidade de lixo produzida diariamente no planeta se transforma em prejuízos ambientais, agrava a qualidade de vida, gera desequilíbrios ecológicos e coloca em risco a dinâmica natural do planeta.Chegamos a uma situação de desconforto em relação à geração e destino final dos resíduos sólidos. O homem precisa se conscientizar da necessidade de mudanças em suas atitudes em relação ao lixo. A saturação dos equipamentos de depósito destes resíduos fez surgir problemas graves que exigem soluções práticas com respostas imediatas e positivas. No entanto, é indiscutível que ações isoladas da comunidade não podem dar bons frutos. A sociedade é responsável pela problemática do lixo e a ela cabe participar ativamente das tentativas de resolução do problema.
Diante das dificuldades em lidar com o lixo, percebe-se a necessidade urgente de tomadas de decisões que enfrentem tal questão. Somente com investimentos maciços em campanhas de informação e conscientização da sociedade é que teremos uma resposta positiva para este problema a médio e longo prazo.
Cabe a cada um zelar pelo direito do outro. Esta responsabilidade é de toda a sociedade. A reciclagem é o caminho mais curto e seguro para o resgate da dívida social e ambiental que se geraram a partir da conduta capitalista de consumo que adotamos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, Nubelia Moreira da; NOLÊTO, Tânia Maria Serra de Jesus. REFLEXÕES SOBRE LIXO, CIDADANIA E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 2, p. 01–14 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i2.25863. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25863. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.