MEIO AMBIENTE E CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA PLANÍCIE FLÚVIO MARINHA DO RIO PACOTI – CEARÁ – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i2.25861Palavras-chave:
Meio Ambiente, Sustentabilidade, Rio PacotiResumo
A planície flúvio-marinha do rio Pacoti está inserida nos seguintes municípios do Estado do Ceará: Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, e representa uma área de aproximadamente 362 km². O objetivo principal da pesquisa foi obter um diagnóstico das condições de sustentabilidade ambiental da área estudada. Os procedimentos metodológicos básicos foram desenvolvidos em três etapas: revisão bibliográfica, atividades de campo e de gabinete. Desta forma, foi possível definir os processos ambientais e os impactos ocasionados pelo mau uso dos recursos naturais, sendo eles: a impermeabilização do solo, o desmatamento do manguezal, das dunas e dos tabuleiros, a contaminação hídrica, a deposição de lixo a céu aberto, diminuição da biodiversidade, descaracterização cultural, remoção de parte das comunidades tradicionais, especulação imobiliária intensa e turismo de massa. A avaliação das condições de sustentabilidade e vulnerabilidade do ambiente, auxiliou para que a população local tenha uma melhor percepção quanto ao seu ambiente, dando subsídios para o planejamento ambiental da região. Desta forma, é fundamental divulgar os resultados encontrados nesta pesquisa, tanto nos meios acadêmicos quanto comunitários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
GORAYEB, Adryane; SILVA, Edson Vicente da; MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade. MEIO AMBIENTE E CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA PLANÍCIE FLÚVIO MARINHA DO RIO PACOTI – CEARÁ – BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 2, p. 01–17 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i2.25861. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25861. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.