MEIO AMBIENTE E CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA PLANÍCIE FLÚVIO MARINHA DO RIO PACOTI – CEARÁ – BRASIL

Autores

  • Adryane Gorayeb Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Jeovah de Andrade Meireles Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i2.25861

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Sustentabilidade, Rio Pacoti

Resumo

A planície flúvio-marinha do rio Pacoti está inserida nos seguintes municípios do Estado do Ceará: Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, e representa uma área de aproximadamente 362 km². O objetivo principal da pesquisa foi obter um diagnóstico das condições de sustentabilidade ambiental da área estudada. Os procedimentos metodológicos básicos foram desenvolvidos em três etapas: revisão bibliográfica, atividades de campo e de gabinete. Desta forma, foi possível definir os processos ambientais e os impactos ocasionados pelo mau uso dos recursos naturais, sendo eles: a impermeabilização do solo, o desmatamento do manguezal, das dunas e dos tabuleiros, a contaminação hídrica, a deposição de lixo a céu aberto, diminuição da biodiversidade, descaracterização cultural, remoção de parte das comunidades tradicionais, especulação imobiliária intensa e turismo de massa. A avaliação das condições de sustentabilidade e vulnerabilidade do ambiente, auxiliou para que a população local tenha uma melhor percepção quanto ao seu ambiente, dando subsídios para o planejamento ambiental da região. Desta forma, é fundamental divulgar os resultados encontrados nesta pesquisa, tanto nos meios acadêmicos quanto comunitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adryane Gorayeb, Universidade Federal do Ceará

É Técnica em Turismo pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará (1995-1998), Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1999-2003), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2003-2004) e doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2006-atual). Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento integrado de recursos hídricos, bacia hidrográfica, impactos ambientais, meio ambiente e atividade turística. Possui artigos publicados em revistas científicas de circulação nacional e internacional, além de participar de projetos de pesquisa e extensão na Região Amazônica.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos mestrados em Geografia e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Antônio Jeovah de Andrade Meireles, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Barcelona (2001) e professor do Departamento de Geografia da UFC e dos programas de pós-graduação em Geografia e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas:indicadores de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, mapeamento geoambiental, planejamento e gestão da zona costeira, planos de manejo, impactos ambientais, zoneamento ambiental integrado e geomorfologia aplicada.

Downloads

Como Citar

GORAYEB, Adryane; SILVA, Edson Vicente da; MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade. MEIO AMBIENTE E CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA PLANÍCIE FLÚVIO MARINHA DO RIO PACOTI – CEARÁ – BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 2, p. 01–17 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i2.25861. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25861. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos