TÉCNICA PARA O POSICIONAMENTO CONFIÁVEL DE PONTOS DE LEVANTAMENTO DE CAMPO, NAS IMAGENS DE SATÉLITE COM USO DE GPS NAVEGADOR DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i1.25858Palavras-chave:
GPS, levantamento de campo, imagens de satéliteResumo
Neste trabalho foi definida uma metodologia ao alcance de profissionais não especializados em sistema GPS (Sistema Global de Posicionamento) para obter, de forma confiável, a posição de um ponto amostral no levantamento de campo sobre uma imagem de resolução média como Landsat\TM. Utilizando GPS navegador de baixo custo na modalidade automática de coleta de pontos (tracking), sobre dois pontos da Rede Fundamental do IBGE, o qual possui uma precisão milimétrica, coletou-se 100 pontos com intervalos de 1 minuto entre cada medição. Repetiu-se a coleta nos dois pontos em dois dias diferentes, onde sobre os dados obtidos foram realizados os testes estatísticos de normalidade, de média. Uma precisão adequada em relação ao tamanho dos pixels das imagens de satélite, foi obtida após 20 minutos de amostragem com o GPS, com erro médio de 5 metros. Outra vantagem foi eliminar a possibilidade de marcar o ponto durante uma deriva exageradamente fora da leitura do GPS, aumentando a confiabilidade das posições das amostras obtidas no levantamento de campo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MALDONADO, Francisco Darío; D’ARCO, Enzo. TÉCNICA PARA O POSICIONAMENTO CONFIÁVEL DE PONTOS DE LEVANTAMENTO DE CAMPO, NAS IMAGENS DE SATÉLITE COM USO DE GPS NAVEGADOR DE BAIXO CUSTO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 1, p. 01–14 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i1.25858. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25858. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.